Risoleta participa da 2ª Conferência Distrital de Saúde Mental de Venda Nova

No momento você está vendo Risoleta participa da 2ª Conferência Distrital de Saúde Mental de Venda Nova

Na sexta-feira, 8/4, foi realizada a 2ª Conferência Distrital de Saúde Mental de Venda Nova com o tema: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Essa etapa do Controle Social é o início do processo de escolha de delegadas e delegados para a V Conferência Estadual de Saúde Mental, que será realizada entre 19 e 21 de maio de 2022.

O Risoleta foi representado por Michelle Silva, coordenadora do serviço de Psicologia, e por Ivânia Augusta, conselheira local de saúde.

A atividade debateu quatro subeixos da Política de Saúde Mental no SUS:

I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania.
II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.
III – Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade.
IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Segundo Michelle, a participação do Risoleta na Conferência foi importante por dar visibilidade aos serviços hospitalares de urgência e emergência que são, muitas vezes, a porta de entrada das pessoas em sofrimento mental em crise. “Os debates são tentativas de avançar sobre as dificuldades em produzir o cuidado em outras linhas assistenciais do SUS e superar as violações de direitos que só aumentam o sofrimento do paciente, das famílias e dos trabalhadores da saúde. Além disso, a atividade foi uma oportunidade de levantarmos as bandeiras da experência do cuidar seguindo os preceitos da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial que ampliam a visão do cuidado, incluindo as vivências, diversidades e as várias experiências que sustentam vidas”.

Deixe um comentário