Na sexta-feira, 8/4, foi realizada a 2ª Conferência Distrital de Saúde Mental de Venda Nova com o tema: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Essa etapa do Controle Social é o início do processo de escolha de delegadas e delegados para a V Conferência Estadual de Saúde Mental, que será realizada entre 19 e 21 de maio de 2022.
O Risoleta foi representado por Michelle Silva, coordenadora do serviço de Psicologia, e por Ivânia Augusta, conselheira local de saúde.
A atividade debateu quatro subeixos da Política de Saúde Mental no SUS:
I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania.
II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.
III – Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade.
IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Segundo Michelle, a participação do Risoleta na Conferência foi importante por dar visibilidade aos serviços hospitalares de urgência e emergência que são, muitas vezes, a porta de entrada das pessoas em sofrimento mental em crise. “Os debates são tentativas de avançar sobre as dificuldades em produzir o cuidado em outras linhas assistenciais do SUS e superar as violações de direitos que só aumentam o sofrimento do paciente, das famílias e dos trabalhadores da saúde. Além disso, a atividade foi uma oportunidade de levantarmos as bandeiras da experência do cuidar seguindo os preceitos da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial que ampliam a visão do cuidado, incluindo as vivências, diversidades e as várias experiências que sustentam vidas”.