Ontem (29/05/2023) foi um dia de luta para o SUS e nosso Hospital. A comunidade Risoleta marcou presença no primeiro dia da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, realizada em BH até 31/5.
O evento teve início com um Ato Público em Defesa do SUS e do Controle Social, na Praça 7, com participação de movimentos sociais, conselheiros de saúde, militantes do SUS e do controle social e da delegação representante dos municípios.
Na sequência os participantes seguiram para o Minascentro para o lançamento da Frente Parlamentar Mista do SUS, na cerimônia de abertura da Conferência. Trata-se de uma iniciativa da deputada federal Ana Pimentel para uma articulação política de parlamentares junto aos movimentos da sociedade civil a fim de somar esforços em defesa do Sistema Único de Saúde.
“Lançar a Frente Parlamentar Mista do SUS durante a 10ª Conferência Estadual de Saúde é um marco por três razões. Primeiro, porque marca a força da tradição sanitarista mineira na construção do SUS ao longo das últimas décadas. Segundo, porque está de acordo com o espírito desta Conferência com o tema centrado na garantia de direitos e promovida pelo Conselho Estadual de Saúde, que tem hoje a primeira mulher representante da categoria de trabalhadoras e trabalhadores na Presidência. Terceiro, porque é o meu estado, que represento como deputada, e onde também atuo profissionalmente como servidora pública e defensora do SUS. Nada mais justo do que fazer esse lançamento aqui”, destacou Ana Pimentel.
Na ocasião, representantes do Risoleta estiveram junto com parlamentares, integrantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Saúde de BH e reforçaram a condição financeira do Hospital e a necessidade de mais recursos para garantir sua sustentabilidade.
Confira a cobertura da Conferência em: http://ces.saude.mg.gov.br
Acesse aqui a programação.