[23/01 – Atualização] Risoleta limita temporariamente novos atendimentos em função da superlotação e solicita apoio à Rede de Urgência

No momento, você está visualizando [23/01 – Atualização] Risoleta limita temporariamente novos atendimentos em função da superlotação e solicita apoio à Rede de Urgência

Atualização

Ontem (22/01), o Hospital Risoleta Neves amanheceu com 180 pacientes em atendimento no Pronto-Socorro e precisou limitar temporariamente os novos atendimentos em função da superlotação. Foi feito um grande esforço por parte das equipes multiprofissionais da Instituição e, externamente, contamos com ajudas importantíssimas que possibilitaram a redução desse quantitativo durante o dia e à noite.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH), por meio da Central de Internação, fez várias transferências de pacientes que estavam internados no Risoleta para outras unidades de saúde da capital. E o SAMU-BH auxiliou ao evitar deslocar para nossa Instituição os usuários, transportando-os para outras Instituições da cidade.

Hoje, às 7h, registramos 136 pacientes em atendimento no Pronto-Socorro. O número permanece alto em relação à capacidade ideal de atendimento no PS, que é de 90 pacientes simultaneamente, mas o cenário atual é mais favorável do que o vivenciado por pacientes e trabalhadores na data de ontem.

Não conseguimos restabelecer completamente o ritmo habitual. Avaliaremos caso a caso as demandas de transferências solicitadas pelas UPAs para as quais o Risoleta é referência (Norte, Venda Nova e Pampulha).

Manteremos a porta aberta aos pacientes que chegarem à nossa unidade na expectativa de que possamos melhorar o tempo de atendimento, mas ainda vivenciamos a superlotação e é importante que a população saiba que permanecemos atuando em um cenário que não é o ideal, com condições desafiadoras de atendimento e buscando ao máximo prestar uma assistência aos pacientes com segurança e qualidade com os recursos e a estrutura disponíveis.

____

Diante do quadro de superlotação, o Hospital Risoleta Tolentino Neves informa que, neste momento, não possui condições estruturais e de espaço físico para receber novos pacientes. A Diretoria da Instituição notificou a situação à Rede de Urgência e Emergência de BH, solicitando apoio no processo de referenciamento de pacientes para outras unidades da Rede SUS e compartilha esta nota para esclarecimento e alerta à população sobre a situação vivenciada no Risoleta.

A capacidade prevista de atendimento no Pronto-Socorro do Hospital é de 90 pacientes simultaneamente e o número tem se mantido frequentemente acima dessa referência. Hoje, o Pronto-Socorro amanheceu com um total de 180 pacientes, ou seja, o dobro do quantitativo de pessoas previsto para o bom funcionamento da unidade.

Todos os usuários que já se encontram dentro da Instituição permanecerão sendo atendidos, mas reforçamos a necessidade da restrição temporária da entrada de novos pacientes no Pronto-Socorro para assegurar a qualidade e segurança assistencial.

Internamente estão sendo adotadas todas as medidas para reavaliação dos doentes, agilização para realização do apoio diagnóstico e de outros recursos que possam assegurar uma desospitalização (alta hospitalar) segura dos doentes, possibilitando uma movimentação adequada e mais ágil dos pacientes em atendimento ou internação.

O Hospital Risoleta lamenta o desconforto gerado para a população de referência neste momento, mas reafirma seu compromisso de, mesmo diante de todos os desafios, prestar uma assistência aos pacientes com segurança e qualidade.

Deixe um comentário