No último sábado (22/02), o Risoleta realizou a cerimônia de encerramento dos Programas de Residência Médica, Uni e Multiprofissional, formando 31 novos profissionais. O evento, realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), contou com a presença de familiares, amigos e demais convidados que ampliaram a emoção e torcida.
O Diretor geral do Risoleta, Profº Pedro Vidigal, representando a Reitora da UFMG, desejou sucesso e destacou a importância das Residências na formação técnica e do apoio de todos envolvidos. “A atuação dos residentes é crucial para garantir atendimento com qualidade, impactando diretamente a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes. Agradeço a toda equipe do Hospital envolvida nesse processo e também aos pais, familiares, amigos dos residentes, cujo amor e suporte foram a base que sustentou cada um durante essa jornada desafiadora”.
A Diretora Técnico-Assistencial do Risoleta, Dra. Mônica Costa, compartilhou a sua trajetória relacionando ao desenvolvimento da Instituição e reforçou a necessidade de um exercício profissional cidadão. “Além de conhecimentos técnicos a formação humana de vocês está mais robusta. Passando pelo Risoleta e tendo contato com as diversas vulnerabilidades humanas é nosso desafio sempre olhar para o outro de forma individual e pensar em como posso usar o meu conhecimento na mudança de vida e saúde do paciente e vocês estão encaminhados para fazer a diferença”.
Nossa anfitriã e vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, Profª Cristina Alvim, agradeceu o convite e lembrou que é na Residência que vivenciamos a vida real. “O que vocês viram, aprenderam, sentiram farão parte dos profissionais que vocês serão e nossa torcida é que levem essa bagagem por onde passarem. Parabéns e sucesso para cada um de vocês”.
Maria Auxiliadora Martins, Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMULTI), complementou dizendo que a residência, apesar de ser um processo árduo, é o espaço de defesa. “Defender o que vocês querem e acreditam, na teoria, na prática profissional e na vida. Sucesso é muitas realizações são os nossos votos e acreditamos que o caminho já está traçado”.
Por fim, a Dra. Camila Ramos, vice-coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) e supervisora do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva do Risoleta abordou os desafios e questões éticas na formação profissional. “Ser ético, acima de tudo, é nossa missão. Com a passagem de vocês pelo Risoleta, por toda a diversidade de casos, cenários assistenciais, fragilidades da condição humana, levem a ética e humanização com vocês. O sucesso é garantido”.
Trabalho coletivo e colaborativo
Tradicionalmente, os residentes fazem
homenagens aos profissionais do Hospital que se destacaram e, com atitudes de
acolhimento, ajuda mútua e afeto foram fundamentais para a superação dos
desafios do cotidiano. Neste ano os homenageados foram:
aBianka Reis – Nutricionista
aDiane Ferreira Nonato – Enfermeira
aEdvânia Silva – Terapeuta Ocupacional
aElaine Ferreira Dias – Farmacêutica
aJoão Victor Meneghin de Assis
-Médico/Cuidados Paliativos
aMarcelo Silva – SDN/Fump
aMarcus Gualberto – Médico/Neurologia
aNaiara Costa Leão – Fonoaudióloga
aPulcheria Araújo – Médica/CTI
aRenato Alvarenga – Médico/Clínica
Médica
aSilvana Kikishiy – Enfermeira
Novos Residentes
No dia 01/03, aguardamos a chegada
dos novos residentes para os Programas de Residências Médica, Uni e
Multiprofissional. Eles irão participar de treinamentos iniciais e serão
recebidos pelas equipes para um período de muitas trocas de conhecimento
técnico e humano.