Na última sexta-feira (24/2), foram encerrados os Programas de Residência Médica e Multiprofissional com 28 formandos em 2023. Participaram 19 médicos (dos programas de Cirurgia do Trauma, Clínica Médica, Medicina Paliativa, Neurologia e Ortopedia e Traumatologia) e nove multiprofissionais (enfermeiros, da residência em Intensivismo, Urgência e Trauma; e farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, da residência em Saúde do Idoso).
O evento contou com a presença da diretora técnico-assistencial, Dra. Mônica Costa, que parabenizou os formandos e reforçou a importância de compreenderem o território e o campo de atuação do Hospital e os perfis de pacientes em uma região de grandes vulnerabilidades socioeconômicas, com necessidade de profissionais preparados para cuidar dessas populações.
Os residentes também foram parabenizados pela coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremulti), professora Maria Auxiliadora Parreiras Martins, pelo coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Dr. Fidel Meira, e por profissionais convidados.
Confira os registros!
Nova safra
E nessa quarta-feira (1/3), o Risoleta recebeu 31 novos residentes, sendo 19 dos Programas de Residência Médica e 12 da Multiprofissional.
Eles estão participando, pela manhã, de ações educativas com representantes de setores variados para conhecer dinâmicas, rotinas e diretrizes do Hospital e, à tarde, vêm atuando nas equipes assistenciais sob orientação dos preceptores.
Hospital de ensino
Desde 2009, o Risoleta é certificado pelos Ministérios da Educação e da Saúde, contribuindo na formação dos profissionais e reforçando sua vocação para o ensino, com foco no desenvolvimento teórico e prático. Na Instituição, os residentes realizam todas as atividades que os registros profissionais específicos conferem para as respectivas profissões. Há a supervisão de trabalhadores mais experientes (coordenadores, preceptores e tutores) e, na Residência Multiprofissional, é obrigatória a apresentação e publicação de Trabalho de Conclusão de Residência (TCR).
Neste ano de 2023, os Programas de Residência em Clínica Médica e do Trauma do Risoleta completam dez anos existência.