Risoleta é selecionado para participar do PROADI-SUS do Ministério da Saúde

No momento, você está visualizando Risoleta é selecionado para participar do PROADI-SUS do Ministério da Saúde

O Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), maior unidade hospitalar do vetor norte de Belo Horizonte, foi selecionado para participar do Programa de Aprimoramento da Qualidade Hospitalar (PROADI-SUS), no eixo “Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP), no triênio 2024-2026”, que tem como objetivo contribuir com o aperfeiçoamento dos processos de Assistência-Gestão.

A partir do segundo semestre, o Risoleta será acompanhado pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre/RS, que será o condutor e avaliador dos processos de trabalho. Além do HRTN, em Belo Horizonte, o Complexo Hospitalar São Francisco também será avaliado.

“Esperamos que o PROADI possa fortalecer vários movimentos que as equipes do Risoleta já estão desenvolvendo, especialmente com foco na segurança e na efetividade clínica dos nossos processos, o que proporcionará, com certeza, melhora da experiência dos nossos pacientes, trabalhadores e alunos. O Programa trouxe resultados importantes para nossa Instituição com a parceria desenvolvida anteriormente no Projeto Lean das Emergências e, para 2025, o principal desafio é motivar, envolver e engajar as lideranças e equipes nesse foco da segurança e da efetividade assistencial, revendo processos, fluxos e rotinas a partir de um amplo diagnóstico que a equipe parceira irá fazer e que irá apontar nossas fragilidades, forças e oportunidades de melhorias e de aperfeiçoamentos. Esse movimento será robusto e trará frutos na medida em que todos se animem a fazer parte, esse é o nosso convite e nossa aposta!”, Dra. Mônica Costa, diretora técnico-assistencial.

Como vai funcionar?

No dia 25/03 foi realizada uma reunião on-line de alinhamento com as equipes do Risoleta e do Hospital Moinhos de Vento para definição das estratégias de avaliação e, de 13/05 a 14/05, os consultores farão uma visita presencial e aplicação da ferramenta de diagnóstico na instituição.

O Programa

O PROADI-SUS foi criado em 2009 com o propósito de apoiar, aprimorar e fortalecer o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Suas ações são realizadas através de hospitais de excelência, sem fins lucrativos, que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão, com o objetivo de fortalecer o SUS por meio da transferência de sua expertise em temáticas de saúde.

Já o RHP tem como foco o aprimoramento da gestão e da qualidade do cuidado assistencial com foco na segurança do paciente. Trata-se de uma proposta colaborativa entre três Entidades de Saúde de Reconhecida Excelência (ESRE), com alcance para 143 hospitais serem contemplados durante os anos 2024 a 2026. Dentre os resultados esperados deste projeto, estão:

  • a qualificação da assistência prestada ao usuário a partir da capacitação de profissionais;
  •  alocação adequada de recursos (tecnologias e insumos);
  •  implantação de rotinas e protocolos baseados em boas práticas, que possam convergir no giro de leitos e desfechos clínicos favoráveis.

Risoleta no PROADI-SUS

Essa é a terceira vez que o Risoleta é selecionado no PROADI-SUS. Primeiro, em 2015, recebendo a certificação nível ouro, e em 2020, com o Projeto Lean nas Emergências.

Deixe um comentário