Desde fevereiro de 2020, o Lean nas Emergências vem beneficiando os processos, as equipes e os pacientes do Risoleta. Nosso hospital é um dos 40 participantes do 4ª ciclo do projeto do Ministério da Saúde, implementado com a consultoria do Sírio Libanês, para reduzir a superlotação de instituições de saúde públicas e filantrópicas.
Estamos utilizando ferramentas e metodologias implantadas em outras portas de urgência e emergência em todo o Brasil, agregando valor ao trabalho desenvolvido por nosso time multiprofissional.
Confira o que já foi implementado internamente:
5S
Metodologia baseada em cinco sensos que vêm melhorando as áreas de trabalho e facilitando a atuação das equipes: utilização (Seiri), organização (Seiton), limpeza (Seiso), padronização (Seiketsu) e autodisciplina (Shitsuke).
Resultados: melhora da eficiência, redução do estresse, eliminação de desperdícios.
Sala de alta
Inaugurada em setembro/2020, no hall do 3 e 6 andares, trata-se de um espaço reservado para que o paciente que já teve alta médica aguarde seu familiar até a alta hospitalar, desocupando o leito.
Resultados: aumento do giro e agilidade na liberação dos leitos.
Fast Track
Implantado em março/2021 e suspenso no mesmo mês em função do aumento de casos de Covid-19 no Hospital, foi reaberto em agosto. Objetiva agilizar o atendimento e reduzir os tempos de espera para os pacientes com casos de menor complexidade no Pronto Socorro nos momentos de grande fluxo, de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Tem funcionado em uma parte do Ambulatório separada do Cecovid e inicialmente dedica-se a pacientes com demandas clínicas.
Resultados: maior agilidade nos atendimentos dos pacientes com perfil para Fast Track e impacto positivo para os atendimentos do Pronto-Socorro de um modo geral em função da redução da fila.
Huddle institucional
Reunião multidisciplinar de 15 minutos, três vezes ao dia, iniciada em outubro/2020. Vem incentivando as equipes a discutirem estratégias para resolver problemas que possam prejudicar a assistência e, principalmente, atrasar a alta do paciente. Os participantes compartilham informações, combinam intervenções proativas e se envolvem em checklists baseados na experiência dos setores.
Resultados: maior interação e parceria entre equipes de apoio e assistenciais, melhor gestão da alta dos pacientes, diminuição do tempo de internação e da taxa de reinternação.
Huddle setorial
Desde agosto/2021 essa iniciativa tem acontecido em todos os setores assistenciais. Tratam-se de reuniões rápidas de 10 minutos, no início do dia, para a coleta das informações que serão apresentadas no Huddle Institucional das 9h, principalmente quanto às altas previstas.
Resultados: melhorias na gestão de leito conforme horários pactuados – alta médica até 10h, liberação do leito até 14h e saída efetiva do paciente até 18h (para quem conta com Sala de Alta).
Outras conquistas do Lean no Risoleta
- Mobilização e envolvimento das equipes assistenciais e de apoio no Diagnóstico Situacional, com levantamento dos pontos de estrangulamento e desperdícios de tempos nos atendimentos.
- Construção e execução de planos de ações estratégicos para a resolução das dificuldades na perspectiva da agregação de valor para os usuários.
- Reestruturação e incorporação de fluxista nos processos de trabalho do Núcleo Interno de Regulação (NIR).
- Implementação do Kanban de pendências assistenciais e Kanban do Laboratório.
- Aperfeiçoamento dos processos de Apoio Diagnóstico Laboratorial e Serviço Diagnóstico de Imagem e Endoscopia.
- Aumento da taxa de Agregação de Valor (somatória do tempo de execução das atividades que movem o usuário para o mais
- Reformulação do processo de higienização/ liberação dos leitos.
- Revisão do Plano de Capacidade Plena (PCP).
- Reorganização da Classificação de Risco do Pronto-Socorro.