Qual a melhor forma de ensinar sobre “gênero textual” para crianças durante a pandemia e em estudo remoto? Os professores de Português da Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes, vizinha do Risoleta, criaram o projeto “Heróis da pandemia”, em que os alunos do 3º e 4º anos foram incentivados a escrever cartas para os profissionais de saúde agradecendo pelo empenho e coragem no enfrentamento à covid-19.
Os trabalhadores do Risoleta foram contemplados com as cartinhas que trazem mensagens variadas, em texto e imagem, expressando a importância dos profissionais de saúde na vida das crianças e suas famílias.
Acesse as cartinhas clicando aqui.
Os professores Isabela Maciel, Roberta Soares, Saulo Gonçalves, Silvia Costa e Tatiane Nunes quiseram com esse trabalho ampliar o conhecimento dos alunos sobre o cenário pandêmico que eles estão inseridos, contribuindo com o processo de ensino/aprendizagem das crianças sobre o gênero textual, com destaque para a função social da carta.
A atividade teve início em março deste ano e, durante as aulas, os alunos leram os livros “Sofia e Otto: somos heróis”, “Carta às meninas e aos meninos em tempo de covid-19”, entre outros.