Pelo direito universal à alimentação e ao cuidado nutricional

No momento, você está visualizando Pelo direito universal à alimentação e ao cuidado nutricional

Nesta data, 31/03, celebramos o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição. A saúde física, mental e social é um direito humano fundamental indispensável para o exercício do cuidado nutricional.

No Risoleta, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) conta com oito nutricionistas que se dividem entre Nutrição Clínica e de Produção, sendo responsável pela alimentação dos pacientes, trabalhadores, residentes, acadêmicos e acompanhantes a partir de uma cultura de princípios e valores éticos e da abordagem interdisciplinar.

O SUS aplica a bioética em 4 princípios para garantia do direito humano ao cuidado nutricional e à alimentação. Você conhece?

Não maleficência
(“não prejudicar”): 

toda decisão de diagnóstico ou tratamento deve ser apoiada pela ciência, contemplando riscos e benefícios da terapia. 

 

Autonomia:

os pacientes devem ter o direito de decidir por si mesmos o que é de seu melhor interesse e participar de decisões relacionadas a eles. 

Beneficência
(“sempre ajudar”): 

os pacientes devem ser tratados de acordo com seus valores e melhores interesses pela prática de prescrições nutricionais adequadas. 

Justiça:

acesso universal a uma terapia nutricional segura e de qualidade em um processo justo e sem qualquer tipo de discriminação.

Para repensar:

Em tempos de fake news e da negligência de influenciadores digitais e empresas alimentícias e farmacêuticas, é importante se basear na ciência e no valor ético e humanizado para um cuidado de qualidade e sem prejuízos à saúde.

O cuidado com a saúde vai além da ausência de doenças, uma vez que contempla também o bem estar físico, mental e social. Por isso, é necessário contar com o apoio de profissionais capacitados para o nosso cuidado nutricional, sem sermos influenciados por informações que distorcem o princípio da alimentação equilibrada.

Deixe um comentário