O cuidado com a saúde deve ser diário e, neste mês, convidamos todas as mulheres a fazer uma pausa e olhar mais para si. O conhecimento do próprio corpo é um fator decisivo no diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama, o que aumenta as chances de cura.
Quais são os fatores de risco para o câncer de mama?
Alguns hábitos como o consumo de bebidas alcóolicas, fumar e não realizar exercícios físicos podem aumentar o risco de câncer de mama.
Há também os fatores de história reprodutiva e hormonais, como a primeira menstruação antes dos 12 anos, primeira gestação após os 30 anos, o uso de anticoncepcionais orais por tempo prolongado ou de reposição hormonal pós-menopausa por mais de 5 anos.
O histórico familiar também pode ser relevante.
A que sinais você deve estar atenta:
- caroços nas mamas;
- alterações nos mamilos;
- pequenos nódulos nas axilas ou pescoço;
- alterações na pele das mamas.
Como é possível reduzir o risco de câncer de mama?
Cuidar da saúde é adotar rotinas que permitam descanso, boa alimentação, exercícios físicos e, sobretudo, cuidar também da mente. Dar atenção às mudanças do nosso organismo é uma maneira de prevenir doenças graves.
Ao perceber qualquer uma das alterações listadas acima, procure atendimento médico.
A partir de quando a mamografia é indicada?
Além do exame clínico das mamas, as mulheres de 50 a 69 anos devem realizar mamografias de rastreamento a cada dois anos – uma das ferramentas usadas para o diagnóstico precoce.
A detecção do câncer em estágio inicial permite um tratamento menos agressivo, com melhor qualidade de vida, menos efeitos colaterais e maiores taxas de cura.
Mamografias para equipe do Risoleta
As trabalhadoras do Hospital que têm plano de saúde Unimed podem realizar o exame sem cobrança de coparticipação, mediante os seguintes critérios:
- não ter realizado o procedimento nos últimos dois anos;
- não estar em período de carência;
- ter entre 50 e 69 anos.
O SESMT vai distribuir 25 vouchers para a realização de mamografias gratuitas, entre novembro e dezembro, oferecidos pelo Sesc. Os exames serão realizados no Sesc Centro de Excelência em Saúde, no bairro São Francisco.
Após a realização do exame, a Medicina do Trabalho receberá as trabalhadoras para avaliação dos resultados.
Os critérios de distribuição são:
- trabalhadoras entre 50 e 69 anos — ou qualquer idade, em caso de grupo de risco (mediante apresentação de pedido médico);
- histórico familiar de câncer de mama;
- alterações nas mamas (líquido claro nos mamilos, nódulos, alteração no formato, retrações, etc).
Irão ganhar o voucher as 25 primeiras trabalhadoras que forem ao SESMT, a partir do dia 25/10/2023 – entre 9h e 16h, de segunda a sexta-feira, respeitando-se os critérios acima.
Saiba mais
Está com dúvidas ou quer saber mais sobre o câncer de mama? Confira na cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, do Instituto Nacional de Câncer (INCA).