Ortopedista do Risoleta é editor de um livro internacional sobre tratamento das fraturas da escápula

No momento você está vendo Ortopedista do Risoleta é editor de um livro internacional sobre tratamento das fraturas da escápula

Dr. Robinson Esteves Pires, ortopedista do Risoleta, editou o livro “Fractures of the scapula: Current management concepts” junto com dois profissionais do Rio de Janeiro, além de autores da Colômbia, dos EUA e da Índia. O tema central da obra, lançada em julho, é o tratamento das fraturas da escápula (osso localizado no ombro, rodeado por músculos, ligamentos, vasos, nervos e órgãos nobres do corpo humano), desafiador devido à raridade da lesão (somente 3% de todas as fraturas) e complexidade anatômica da região.

“Recebi o convite da editora Springer após a publicação de um artigo sobre o mesmo tema na revista norte-americana Patient Safety in Surgery, escrito por nós, editores do livro. A importância é enorme, pois é o segundo livro lançado no mundo sobre as fraturas da escápula, sendo o primeiro editado por médicos latino-americanos. A literatura sobre o tema é bastante escassa e esperamos que esse livro possa beneficiar cirurgiões e pacientes de todo o mundo”, diz Dr. Robinson.

Experiência do Hospital

Os casos atendidos no Risoleta estão presentes no livro e, segundo o médico, nossa Instituição tem um dos volumes de fraturas de escápula mais significativos do mundo. “A razão para o expressivo número de pacientes com essa fratura está no fato do Risoleta ser referência no atendimento de pacientes politraumatizados, vítimas de acidentes envolvendo elevada energia cinética. Esperamos que essa experiência adquirida ao longo dos anos possa beneficiar muitos outros pacientes”, conta.

Sobre o editor

Membro da equipe de Ortopedia do Risoleta desde 2011, Robinson é professor adjunto do Departamento do Aparelho Locomotor da UFMG, mestre pela UNIFESP, doutor e pós-doutor pela UFMG, Fellow pela UC Davis, UCSF e Universidade do Colorado (EUA), membro da Fundação AO e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (SBTO).

O livro contém 13 capítulos que abordam fatores epidemiológicos, exames de imagem, tratamento e reabilitação fisioterápica após a fratura da escápula, entre outros assuntos. O prefácio foi feito por renomados cirurgiões, internacionalmente reconhecidos e referência nas áreas de cirurgia do ombro (Prof. Osvandre Lech/Brasil) e trauma ortopédico (Prof. William Obremskey/EUA).

Título: Fractures of the scapula: Current management concepts

Editora: Springer

Editores: Prof. Robinson E. Pires (Hospital Risoleta Tolentino Neves e Departamento do Aparelho Locomotor/UFMG); Prof. Pedro Labronici (Universidade Federal Fluminense/RJ); Prof. Vincenzo Giordano (Hospital Municipal Miguel Couto/RJ)

Saiba como adquirir o livro: https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-58498-5

Deixe um comentário