
O Risoleta é um Hospital 100% SUS e referência para mais de 1,5 milhão de pessoas do Eixo Norte de BH e cidades vizinhas. As portas de entrada são o Pronto-Socorro e a Maternidade, em funcionamento 24 horas/dia, 365 dias/ano.
O Hospital é destinado a demandas de urgência e emergência e muitas pessoas que recorrem a essa unidade poderiam ser atendidas em outro serviço mais adequado da Rede SUS BH. Por isso, compartilhamos a seguir a diferença entre UBS, UPA e Hospital.

Unidade Básica de Saúde (UBS)
O famoso “posto de saúde” é a porta de entrada do SUS e onde você recebe atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia, de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para outras especialidades clínicas e fornecimento de medicação básica. Na UBS, as gestantes realizam o pré-natal e os usuários fazem o controle de pressão alta e diabetes, além de serem acompanhados pelas equipes de Saúde da Família.
A UBS é a Atenção Primária do SUS!
Saiba os endereços de UBS em Belo Horizonte: https://prefeitura.pbh.gov.br/saude/informacoes/atencao-a-saude/atencao-primaria/centro-de-saude

Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
As UPAs são estruturas organizadas para ajudar a diminuir as filas nos prontos-socorros. Você deve procurar uma UPA em casos de urgência e emergência intermediárias, sendo uma opção de assistência de saúde nos feriados e finais de semana (24h por dia, sete dias na semana), tendo as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 como referência.
Procure uma UPA quando:
Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA 24h:
- Febre alta acima de 39º;
- Fraturas e corte com pouco sangramento;
- Infarto e derrame;
- Queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura;
- Cólicas renais;
- Falta de ar intensa;
- Crises convulsivas;
- Dores fortes no peito;
- Vômito constante.
A UPA é a Atenção Secundária do SUS!
Saiba os endereços das UPAs em Belo Horizonte: https://prefeitura.pbh.gov.br/saude/informacoes/atencao-a-saude/urgencia-e-emergencia/upa

Hospitais de Pronto-Socorro
No hospital o paciente recebe atendimento de saúde especializado de média e alta complexidade. Há o atendimento de urgência/emergência e muitas vezes os pacientes são levados pelo Corpo de Bombeiros, pela Polícia Militar ou pelo SAMU (tudo gerenciado pelas redes de atenção à saúde no SUS), ou ainda direcionados pela UBS ou UPA (dependendo do caso).
No hospital há tratamentos clínicos de diversas especialidades e também são realizadas cirurgias de urgência ou eletivas (programadas).
Os hospitais são classificados como de pequeno porte (até 50 leitos), médio porte (até 150 leitos) ou grande porte (acima de 150 leitos). O Risoleta conta com cerca de 400 leitos.
Vale lembrar que Belo Horizonte conta com três Hospitais Pronto-Socorro que possuem porta aberta 24 horas/dia:
- o Risoleta (localizado na Vila Clóris);
- o Hospital João XXIII – Fhemig (no bairro Santa Efigênia);
- o Hospital Odilon Behrens – PBH (no São Cristovão).
Lembre-se: todos os atendimentos em UBS, UPAs e nos Hospitais SUS são GRATUITOS!
*Baseado nas informações do Ministério da Saúde e SES-MG:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/u/upa-24h
https://saude.mg.gov.br/component/gmg/page/1543-sistema-unico-de-saude-sus