Homens têm sonhos, almejam um bom futuro e, para alcançá-lo, precisam se cuidar hoje, no presente. O mês de novembro incentiva um olhar mais atento sobre a saúde do homem, muitas vezes deixada de lado por falta de tempo e de informação, além de preconceito, entre outros fatores.
A identificação precoce de doenças permite um melhor controle dos riscos e mais qualidade de vida, portanto, não perca tempo e cuide de você!
Você sabia?
O Dia Mundial de Enfrentamento ao Câncer de Próstata, 17/11, foi criado para estimular reflexões sobre essa doença por meio de prevenção e diagnóstico precoce. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o câncer de próstata é o 2º mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.
O que é o câncer de próstata?
Trata-se de um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O crescimento do tumor pode ser lento e assintomático, daí a preocupação com o rastreamento. Na maioria dos casos, a doença é diagnosticada no momento do rastreamento (exame de sangue) ou durante o exame de toque retal. Nesse momento, o médico pode sentir qualquer alteração na glândula, mesmo inicial, e a chance de cura é altíssima.
Fatores de risco
• Idade acima de 50 anos.
• Histórico familiar da doença.
• Fatores hormonais e ambientais como dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas, sedentarismo e excesso de peso.
Tratamento
Depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente. Podem haver remoção cirúrgica da glândula (prostatectomia), radioterapia, hormonioterapia e uso de medicamentos.
É importante salientar que o tratamento ainda em fase inicial evita que o tumor alcance os nervos responsáveis pela ereção. Dessa forma, são reduzidos drasticamente a chance de disfunções eréteis e os impactos negativos na vida sexual da pessoa.
Valorizando a saúde do homem
- Homens sem histórico familiar de doenças graves ou fatores de risco devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos.
- Pessoas com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticado antes dos 65 anos apresentam risco muito alto de desenvolver a doença, por isso, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial entre 40 anos e 45 anos.
- Homens com alterações na dosagem do PSA devem seguir a recomendação do médico quanto à frequência adequada de acompanhamento.
- Resultados de PSA e toque retal alterados são relativamente comuns, mas para confirmação do diagnóstico é indispensável dar prosseguimento a uma avaliação médica detalhada e criteriosa.
- Tenha uma alimentação balanceada com inclusão de alimentos naturais como frutas, verduras e legumes.
- Pratique exercícios físicos regularmente, um santo remédio para o corpo e a mente.
A prevenção de doenças é MT importante para vivermos cada dia mais e com MT saúde.