Nova Diretoria-Geral do Hospital Risoleta Neves

No momento, você está visualizando Nova Diretoria-Geral do Hospital Risoleta Neves

Hoje, 15/04/2024, Alzira de Oliveira Jorge deixou a Diretoria-Geral do Hospital Risoleta Neves, após quase seis anos, para se dedicar à docência e aos projetos na Faculdade de Medicina da UFMG. O cargo de Diretor-Geral foi assumido por Pedro Guatimosim Vidigal, que até então coordenava a Assistência Laboratorial do Risoleta.
Ele dará continuidade aos projetos estratégicos vigentes, ao lado das diretoras Andréia Torres (Administrativa) e Mônica Costa (Técnico-Assistencial) e de toda a atual equipe.

“Durante os quase seis anos aqui tive muitos aprendizados. Estar à frente da gestão de serviços de saúde é um desafio, mas de um Hospital porta aberta como o Risoleta é um desafio ainda maior. Tivemos avanços, conquistas e, claro, desacertos. Quero agradecer às minhas colegas diretoras pela parceria, aos gerentes, coordenadores e a todos os trabalhadores pelo apoio durante esse período. Um agradecimento especial ao Conselho Local de Saúde que esteve junto em tantos momentos relevantes. Aprendi muito e espero que o Professor Pedro possa aprender também com os desafios diários e que desenvolva um ótimo trabalho. Desejo que ele seja acolhido por todos aqui como eu fui. Muito obrigada a todas e todos”.

“Há aproximadamente dois anos fui convidado pela Professora Alzira para apoiar a gestão do Laboratório de Patologia Clínica do Hospital. Seis meses depois, recebi um novo para assumir a Coordenação Médica do Laboratório. Foram anos de muito trabalho, muitas melhorias e desacertos. Nesse período, pude conhecer o Risoleta, suas características, seus pontos fortes, suas fragilidades e sua cultura organizacional. Vivenciei, junto com os demais profissionais, a realidade de um Hospital de portas abertas que é hoje a grande referência em saúde para a população da Região Norte de BH e municípios adjacentes. Além disso, aqui é também importante cenário de ensino para cursos de graduação e pós-graduação da UFMG da área de saúde e afins. Hoje, assumo o grande desafio de estar à frente da Diretoria-Geral do Risoleta, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho da Alzira e daqueles que me antecederam, propondo uma gestão ética, transparente, colegiada e centrada no paciente, o maior e único fim do nosso trabalho. Espero junto com todos os trabalhadores realizar as ações necessárias para manter e fortalecer a Instituição. Espero, ainda, continuar contando com a gestão da Fundep, buscando uma relação cada vez mais próxima e profícua, uma parceria – que, como o conceito no dicionário, significa a reunião de indivíduos ou instituições para alcançar um objetivo comum. Por fim, agradeço à Reitora Sandra por confiar em mim e acreditar na minha capacidade de gerir esta Instituição, promovendo os três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Muito obrigado!”

Pedro é doutor em Medicina Tropical, mestre em Bioquímica, graduado em Medicina com residência em Patologia Clínica. Na UFMG é professor titular, orientador do Programa de Pós-Graduação em Patologia e Inovação Tecnológica, pesquisador e coordenador do Laboratorium – Núcleo de Pesquisa, Educação e Assessoria em Gestão Laboratorial. Liderou a Inova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e foi Diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade. Foi Diretor de Desenvolvimento Institucional da Fundep e CEO do hub de inovação BiotechTown. Coordenou o Laboratório Clínico do Hospital Biocor e foi Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Labtest Diagnóstica SA.

Agradecemos à Alzira por todo o comprometimento com a nossa Instituição e desejamos sucesso a ela e ao Pedro nos novos desafios!

A transmissão do cargo aconteceu em evento no Auditório do Hospital com a presença de gestores da UFMG, da Fundep e do Risoleta.

“Depositamos aqui nossa confiança no Professor Pedro, assim como depositamos quando ele assumiu a gestão do Laboratório de Patologia do Risoleta. Pedro tem muitos anos de Universidade, atuando em ensino, pesquisa e extensão, e nosso desejo é que ele dê continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito aqui, reforçando as articulações entre a UFMG e a Fundep. É sempre bom lembrar que o Risoleta é um importante campo de prática dos alunos das áreas de saúde da Universidade: de forma direta ou indireta eles passam por aqui. Desejo à Professora Alzira sorte nos projetos nesta nova etapa, que eles sejam sempre voltados para engrandecer a UFMG. E ao Professor Pedro desejo uma gestão com sabedoria, cheia de força e coragem para enfrentar o que virá pela frente.”
Professora Alamanda Kfoury Pereira, Diretora da Faculdade de Medicina da UFMG

“Sem o Risoleta não seríamos a Universidade que somos, não formaríamos tantas pessoas da saúde sem este importante campo de prática. Este Hospital é um projeto coletivo e vamos juntos trabalhar em prol de uma educação e de uma saúde de qualidade, fazendo jus a esta Instituição que é 100% SUS. Fica aqui o meu agradecimento às equipes que fazem dele uma referência. Sabemos da luta e dos desafios diários, das sobrecargas, e temos atuado nisso. A gestão da Alzira coincidiu com a minha atuação como Reitora, enfrentamos o período mais desafiante juntas que foi a pandemia da Covid-19. E Alzira conseguiu comandar com muita ética, qualidade e atenção às demandas do Hospital e da população. Também viveu anos de extremo desafio financeiro. Cumprimento aqui o Professor Pedro por ter aceito o convite para assumir esta Instituição. Somos professores e também somos gestores, temos compromisso com o bem público. Desejo sucesso a ele e a todos do Hospital, todos que atuam aqui têm um papel imprescindível.”
Professora Sandra Regina Goulart Almeida, Reitora da UFMG

Da esquerda para a direita: Alamanda Kfoury, Diretora da Faculdade de Medicina da UFMG; Alzira Jorge, que deixou hoje a Diretoria-Geral do Hospital; Sandra Goulart, Reitora da UFMG; Pedro Vidigal, novo Diretor-Geral do Risoleta e Jaime Ramirez, Presidente da Fundep.

Deixe um comentário