Maio Amarelo 2021: perceba o risco, proteja a vida!

No momento, você está visualizando Maio Amarelo 2021: perceba o risco, proteja a vida!

Este mês o Risoleta abraça a campanha Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. A proposta é tornar o trânsito cada vez mais seguro para todos, em qualquer situação.

É muito comum o pensamento de que acidentes de carro, moto ou até atropelamentos a pé ou de bicicleta nunca vão acontecer conosco, mas é pensando assim que colocamos vidas em risco.

No Risoleta, em um ano realizamos 2.009 atendimentos pela equipe de Ortopedia relacionados a acidentes de trânsito – um número bastante elevado considerando que no período estávamos em pandemia com menor fluxo nas ruas em função das regras de isolamento social.

Confira os números:

Nunca imaginei que pudesse sofrer um acidente tão grave…”

No final do ano passado sofri um acidente de carro junto de minha irmã, foi um capotamento. Perdemos o controle do carro em questão de segundos. Eu fiquei presa nas ferragens e não me lembro de nada, graças a Deus a minha irmã estava lúcida e conseguiu prestar socorro a nós após a batida.

Fui encaminhada para o Risoleta. Por ser meu local de trabalho sabia da competência dos profissionais e, como imaginado, fui muito bem atendida e só tenho a agradecer pelos colegas que me assistiram. Ainda estou em recuperação, eu tive muitos ferimentos e complicações, mas tudo agora está correndo bem, com muita paciência e carinho das pessoas que amo.

Com certeza isso que aconteceu me fez refletir muito sobre a vida. Recebi muito carinho, até de pessoas que nem imaginaria. O valor de cada momento, de cada companhia, da família, é outro. Vivo agora como se me fosse o último dia, sempre com gratidão pela vida.

Lorena Araújo, farmacêutica

Quando conto do acidente, as pessoas quase não acreditam…

Vai fazer 12 anos que fui atropelada. Aconteceu quando atravessamos o sinal na Avenida Cristiano Machado. O sinal estava fechado e então continuamos caminhando, mas uma carreta estava vindo em velocidade e não conseguiu frear a tempo. Alguns dos nossos amigos conseguiram fugir da batida, mas eu fui uma que fui atingida.

É um acontecimento que a gente acha que nunca vai acontecer. Na verdade eu nada me lembro, sei do que me contaram. Cheguei a quebrar a bacia e a sorte foi que nos encaminharam para o Risoleta. Tivemos uma assistência excelente, sou muito grata a equipe e sei que isso foi um dos fatores que colaboraram para que hoje eu não tenha nenhuma sequela. Parece absurdo, mas na verdade acidentes como este são muito comuns.

Sabrina Librelon, auxiliar administrativo

A gente nunca sabe o que vai acontecer…”

Foi assim: quando fui atravessar a rua, o ônibus parou e fez sinal para que eu pudesse seguir. Fui na confiança dele, mas não contava com uma moto que avançava ao lado. Inclusive, nem era lugar para moto passar. E então batemos.

Tive sorte que não tive fratura grave. Vim para o Risoleta e tive atendimento no Pronto-Socorro, mas graças a Deus não bati a cabeça, nem nada. É engraçado, eu sempre me preocupei com outras pessoas, com meu filho, mas comigo nunca achei que aconteceria. Segurança no trânsito é uma coisa séria.

Danilo Borges, técnico de manutenção eletrônica

Trânsito não é brincadeira, cuide-se!

  • Sempre use o cinto de segurança;
  • Esteja atento à sinalização;
  • Atravesse na faixa de pedestre;
  • Ajuste os retrovisores para evitar pontos cegos;
  • Respeite os demais agentes de trânsito, estejam eles de carro, moto, bicicleta ou a pé.

Deixe um comentário