Nesta quinta-feira, 27/03, foi realizado o primeiro Colegiado Ampliado do ano de 2025 do Risoleta. Cerca de 80 líderes participaram desse encontro, que discutiu a Revisão do Planejamento Estratégico do Hospital (quadriênio 2023-2026). Na oportunidade, foram realizadas avaliações do processo de construção dos objetivos e os desafios para a implementação e execução dos projetos.
O Diretor Geral, professor Pedro Vidigal, reforçou a importância do encontro para o fortalecimento das ações e destacou a expectativa de avançar para as próximas etapas. “É indispensável que tenhamos processos operacionais e de governança bem consolidados para conseguirmos executar o que estamos planejando. E é isso que estamos fazendo hoje. A visão e orientação estratégica será fundamental para que os nossos resultados sejam, de fato, sustentáveis”, disse.

A Diretora Técnico-Assistencial, Dra. Monica Costa, analisou como tem sido o processo de retomada do planejamento.
“É fundamental dizer que a reflexão crítica inclui momentos de revisão, muitas vezes, desconfortáveis, ao avaliarmos o modus operandi e buscarmos desenvolver novas práticas, novas tecnologias e novas relações de integração entre nós, a partir da identificação de falhas que nos permitem enxergar pontos em que podemos trabalhar. Estamos tentando construir não só uma metodologia, mas uma rede de apoio e de engajamento entre nós. Quando tratamos dessas capacitações, temos que chegar na ponta, provendo conhecimento para quem está fazendo no cotidiano aquilo que, na macropolítica da instituição, nós temos a oportunidade de participar”, destacou.
Planejamento acessível de ponta a ponta
Conforme cronograma previsto pela Assessoria de Planejamento e Gestão, até o momento, as ações envolveram as gerencias e coordenações, responsáveis por elencar prioridades a partir dos Objetivos Estratégicos, apresentar diagnósticos e construir propostas de frentes de trabalho. Nos próximos meses, o foco será a consolidação da metodologia através da integração das equipes; capacitações; mensuração de indicadores; sistematização do processo; monitoramento permanente dos projetos e resultados, além da realização de uma campanha de comunicação para todo o hospital.
Andréia Torres, Diretora Administrativo-Financeira, destacou o compromisso da gestão em fortalecer e dar continuidade ao processo. “Nós fazemos muito e são entregas muito boas, porém, nem sempre elas acontecem com a organização que queremos. Por isso, quando a gente fala em inovação, é também inovar na forma de pensar, de planejar, acompanhar, olhar para os resultados e crescer. Hoje já temos um cronograma para os próximos meses que vai garantir a continuidade desse trabalho”. Para saber quais serão as próximas ações, clique aqui.
Ao final do encontro, foi realizada uma dinâmica em que os participantes sugeriram uma frase que represente o “propósito” do hospital. O exercício criativo teve como objetivo despertar nas equipes o senso de pertencimento e apropriação da razão de ser do Risoleta. Nos próximos dias, será lançada uma campanha para votação da frase que mais representa os mais de 2.400 trabalhadores, que fazem o dia-a-dia do maior hospital do vetor norte da cidade.
Bacana
Parabéns
Excelente conteúdo