Campanha Maio Amarelo 2021 alerta sobre risco de alta de acidentes no Corpus
Christi
De maio de 2020 a maio deste ano, o Risoleta realizou 2.009 atendimentos pela equipe de Ortopedia relacionados a acidentes de trânsito – um número bastante elevado considerando o período de pandemia, com menor fluxo nas ruas em função do isolamento social. Foram mais de 5 atendimentos por dia envolvendo acidentados por batidas de moto, carro, bicicleta ou atropelamentos.
Com a flexibilização do comércio e o feriado prolongado de Corpus Christi (03/06), o cuidado dos belo-horizontinos deve ser redobrado para evitar acidentes na cidade ou em rodovias. Para alertar sobre o tema o Hospital Risoleta Tolentino Neves abraça a campanha Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização sobre o tema.
Dados do Hospital
Possíveis fontes para entrevista:
Médico – Dr. Túlio Campos, coordenador médico da Ortopedia no Risoleta e secretário geral da SBOT-MG (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional
Minas Gerais)
Personagem – Lorena Araújo, farmacêutica do Risoleta. História:
“No final do ano passado sofri um acidente de carro junto de minha irmã, foi um capotamento. Perdemos o controle do carro em questão de segundos. Eu fiquei presa nas ferragens e não me lembro de nada, graças a Deus a minha irmã estava lúcida e conseguiu prestar socorro a nós após a batida. Fui encaminhada para o Risoleta.
Por ser meu local de trabalho sabia da competência dos profissionais e, como imaginado, fui muito bem atendida e só tenho a agradecer pelos colegas que me assistiram. Ainda estou em recuperação, eu tive muitos ferimentos e complicações, mas tudo agora está correndo bem, com muita paciência e carinho das pessoas que amo.
Com certeza isso que aconteceu me fez refletir muito sobre a vida. Recebi muito carinho, até de pessoas que nem imaginaria. O valor de cada momento, de cada companhia, da família, é outro. Vivo agora como se me fosse o último dia, sempre com gratidão pela vida.
Conselho: mantenha-se atento à direção e às regras de trânsito, mas também a si mesmo, ao cansaço, ao estresse, pois esses sentimentos se acumulam gerando um acidente que pode ser evitado. A vida em primeiro lugar!”
Contatos:
Assessoria de Comunicação – 3459-3282 / 99853-7140 –
ascom@hrtn.fundep.ufmg.br