Fatores Associados à Variação da CK total em Pacientes Vítimas de Trauma, Submetidos à “Onda Vermelha” com Evolução à Rabdomiólise”

No momento você está vendo Fatores Associados à Variação da CK total em Pacientes Vítimas de Trauma, Submetidos à “Onda Vermelha” com Evolução à Rabdomiólise”

Autor: Dr. Mário Pastore, coordenador da Cirurgia Geral do Risoleta; coautores: Rafael Valério Gonçalves, Carla Jorge Machado e Vivian Resende

No dia 26 de julho, o Dr. Mario Pastore Neto recebeu o Prêmio Oscar Alves 2019 do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) pela produção do trabalho de pesquisa Fatores Associados à Variação da CK total em Pacientes Vítimas de Trauma, Submetidos à “Onda Vermelha” com Evolução à Rabdomiólise. Eleito o melhor artigo científico, o estudo foi publicado na Revista do CBC no ano de 2018.

O estudo foi realizado em pacientes que sofreram algum tipo de trauma e foram atendidos pelo HRTN em um protocolo de “onda vermelha” – conjunto de medidas assistenciais e administrativas acionadas quando a instituição recebe pacientes em risco iminente de perda da vida. Com o estudo, foi possível a criação de uma escala que indica as práticas mais adequadas a serem adotadas de acordo com a gravidade do estado do paciente, de modo a sistematizar o atendimento e apresentar aos profissionais os melhores procedimentos com o intuito de evitar o desfecho de óbito.

Confira o resumo do artigo.