RELACIONADAS AO ATENDIMENTO

Qual o tempo médio de espera para atendimento?

Não é possível precisar. Dependerá de quantas pessoas já estiverem no serviço aguardando para ser atendido e em atendimento. Reforçamos que o Hospital funciona 24h.

Longos períodos de espera por atendimento são recorrentes?

Por sermos um Hospital de urgência e emergência, que funciona 24h, utilizamos o Protoloco de Manchester (Classificação de Risco) para classificação dos pacientes a serem atendidos conforme a sua gravidade. Se o paciente for classificado com a cor verde, de acordo com o motivo que o trouxe ao Risoleta, ele vai aguardar mais tempo do que uma pessoa que for classificada com a cor amarela, por exemplo, segundo os critérios do Protocolo.

Vocês atendem particular ou plano de saúde?

O Risoleta é 100% SUS, gratuito e não faz atendimentos particulares.

O Risoleta atende pacientes com suspeita de Covid-19?

Sim. Desde a segunda quinzena de março de 2020 foi aberto o Centro de Atendimento ao Coronavírus e Síndromes Respiratórias Agudas (Cecovid), porta destinada exclusivamente para essa demanda. Com a melhoria do quadro epidemiológico em Belo Horizonte, os pacientes com sintomas gripais são atendidos pelo Pronto-Socorro, aguardando em um espaço isolado.

Como funciona o atendimento à paciente grávida com sintomas gripais em fase habitual da gestação? E quando está em trabalho de parto?

Gestantes em fase habitual da gestação serão atendidas no Cecovid. Já as gestantes em trabalho de parto serão encaminhadas diretamente à Maternidade. Para fazer esse direcionamento a equipe de recepção do Hospital fará algumas perguntas.

Procurei por atendimento quando apresentei sintomas gripais, pensando ser Covid-19 e na avaliação médica o profissional alegou não ser e que eu tinha condições de alta. Após três dias piorei, fiz o teste e veio positivo. Como proceder?

O resultado do exame para Covid-19 depende do dia em que o material foi coletado em relação ao início dos sintomas. A orientação é que em situações de recorrência ou persistência dos sintomas retorne ao serviço para uma nova avaliação.

Estou ligando porque tenho dúvida se devo ou não procurar por atendimento médico? Pode me ajudar?

Caso haja dúvidas sobre a necessidade de atendimento, recomendamos que procure algum serviço médico que realize assistência em tempos de pandemia. No Risoleta o serviço funciona 24h, todos os dias da semana.

Atende urologia, pediatria e oftalmologia?

Somos um Hospital de urgência e emergência voltado para o atendimento de demandas clínicas, materno-infantil, cirúrgicas e do trauma. Não somos referência para atendimento pediátrico clínico, oftalmológico e urológico, porém o Risoleta funciona 24h, todos os dias da semana.

Meu familiar necessita de internação no CTI e está aguardando vaga, pois não há leito disponível. O que pode ser feito para agilizar esse processo?

Nestes casos em que o paciente aguarda por vaga no CTI, todos os esforços são feitos para agilizar essa vaga, mas independente disso o paciente recebe toda a assistência adequada à sua demanda.

Vocês têm vagas para transferências?

Para que o paciente seja transferido de qualquer unidade de saúde para o Risoleta e vice versa, ele precisa ter um cadastro ativo na Central de Internação que justifique a demanda de transferência.

RELACIONADAS ÀS NORMAS PARA VISITANTE E ACOMPANHANTE

Acesse aqui as regras para visitas e acompanhantes!

Caso o meu familiar interne com Covid-19 como funciona em relação às visitas e acompanhante?

Em tempos de pandemia, para a proteção das pessoas, as visitas em áreas Covid estão suspensas e os boletins médicos são informados via telefone para um membro da família que deixou o contato cadastrado no ato da internação.

Qual o horário de visita e acompanhante?

Para informações de visitas e acompanhantes, clique aqui para mais informações.

Qual a idade permitida para ser visitante ou acompanhante?

Pessoas com idade superior a 18 anos. Em tempos de pandemia da Covid-19 grupos de risco como idosos e gestantes não realizarão visita e nem acompanharão pacientes internados em áreas não Covid do Hospital.

Qual a faixa etária do paciente para ter direito a acompanhante?

Idosos, gestantes, menores de 18 anos e pessoas com deficiência têm direito ao acompanhante, assegurado por lei, desde que internado em áreas não Covid.

Como ficam as visitas e os acompanhantes na Maternidade (neonatologia, alojamento conjunto e bloco obstétrico)?

Na neonatologia a mãe é considerada a acompanhante do bebê. O recém-nascido internado poderá receber uma visita por dia, durante 1h30.

Clique aqui e saiba mais sobre visitas na Neonatologia, alojamento conjunto e bloco obstétrico.

Se o paciente do qual sou familiar for transferido para um setor não Covid, devido resultado de teste negativo, poderei acompanhá-lo no outro setor?

Poderá acompanhar desde que o paciente esteja dentro dos critérios resguardados pela lei, pessoas com deficiência, idosos, menores de 18 anos e gestantes.

Meu parto será na Maternidade do Risoleta. Posso levar um fotógrafo para registrar?

Nesse momento de pandemia da Covid-19 estamos com restrições de acesso ao Hospital para evitar a aglomeração de pessoas e o aumento do número de infecções pelo novo coronavírus. Assim, não será possível, enquanto perdurar a pandemia, a realização de registro fotográfico por terceiros. É permitida a presença de apenas 01 acompanhante (de sua escolha) com a gestante.

RELACIONADAS ÀS INFORMAÇÕES GERAIS, CONTATO E BOLETIM MÉDICO

Como está o estado clínico do paciente?

Apenas o médico que está cuidando do paciente no setor tem condições de informar a situação de saúde do paciente. Não podemos informar nada sobre o paciente por telefone.

Em qual ramal consigo falar com a Assistente Social?

O atendimento do Serviço Social é destinado aos pacientes internados no Risoleta, não sendo possível fazer contato com essa equipe via telefone.

Como consigo cópia de documentos de prontuário de paciente que já recebeu alta do Risoleta?

Na Central de Entrega de Documentos ao Usuário (CEDU). O setor funciona de 2ª à 6ª feira, de 8h às 13h e de 14h às 16h, próximo ao Ambulatório – atual Cecovid (entrada separada à esquerda, logo após a entrada do Pronto-Socorro). Para mais informações, faça contato no telefone: (31) 3459-3428.

Vocês podem passar o número de celular do médico que me atendeu no Hospital?

Não podemos informar o contato pessoal de nenhum trabalhador da Instituição.

A família será comunicada quando o paciente mudar de leito, setor ou receber alta?

Sim, por meio da equipe do Serviço Social ou pela equipe que está assistindo o paciente na unidade onde ele se encontra internado.

Como funciona o boletim médico para familiares de pacientes internados com suspeita/confirmação de Covid-19?

O boletim médico para pacientes internados em áreas Covid é feito por meio de ligação telefônica do médico para o contato do familiar informado no ato da internação. Caso o familiar do paciente não atenda a ligação nos dois números informados, após uma tentativa em cada um, mensagens SMS serão enviadas para notificar que nova tentativa de contato ocorrerá no dia posterior, de acordo com o horário definido pela unidade que o paciente está internado.

Enquanto familiar de paciente internado com suspeita/confirmação de Covid-19 posso receber o boletim médico via chamada de vídeo?

Atualmente, os boletins médicos são feitos via contato telefônico. Dependendo das condições do paciente a equipe de saúde irá avaliar a possibilidade de o paciente receber uma visita virtual que poderá ser feita por chamada de vídeo.

Existe alguma forma de contato com o meu familiar internado com suspeita/confirmação de Covid-19?

Dependendo da condição clínica do paciente é possível realizar a visita virtual acompanhada por um profissional de saúde. Enquanto estiver internado em área Covid ele não poderá receber visita ou ter acompanhante.

Como posso saber se uma pessoa deu entrada no Hospital?

Por questões de segurança, não podemos fornecer informações de pacientes internados por telefone.

Qual o leito do paciente?

Por segurança, não informamos nenhum dado por telefone referente aos pacientes internados.

Posso filmar e/ou tirar foto na Maternidade?

Sim, pode, porém a autorização do melhor momento para esses registros parte de uma avaliação do contexto pelos profissionais de saúde. Para isso é solicitada a assinatura de um termo de consentimento que menciona e permite fotos ou filmagens apenas da mulher e do recém-nascido sem expor os trabalhadores e demais pacientes.

Quais cuidados devo ter com o paciente que recebe alta após diagnóstico de Covid-19?

Caso o paciente receba alta com teste negativo ele não possui restrição de contato, respeitando as recomendações universais de distanciamento social impostas pela pandemia. Caso ele receba alta, sem sintomas, mas aguardando resultado de exame, é importante que essa pessoa permaneça em isolamento domiciliar e as demais pessoas da casa utilizem máscara, assim como o familiar que estava internado.

É exigido de todas as pessoas que circulam no Hospital o uso de máscara?

Sim. Todas as pessoas que circulam na Instituição devem utilizar máscara, exceto quando forem se alimentar ou realizar hábitos de higiene.

Internei no Risoleta para tratar uma demanda diferente da Covid-19 e contrai a doença. Como proceder?

Diante da alta capacidade de disseminação do vírus, não é possível determinar onde a pessoa contraiu a doença, o que chamamos de transmissão comunitária, por isso as recomendações de uso da máscara, higienização das mãos e isolamento social precisam ser respeitadas.

Caso meu familiar vá a óbito, aguardando resultado de teste para Covid-19, serei informado do diagnóstico para tomar as medidas protetivas?

Se a amostra estiver em análise, a família poderá acessar o resultado pela internet. A Central de Entrega de Documentos ao Usuário (CEDU) do Risoleta fornece a senha de acesso para obter essa informação.

É possível fazer o teste para diagnóstico de Covid-19 no Risoleta?

Para realização de teste diagnóstico de Covid-19-19 no Risoleta é necessário que o paciente seja avaliado pelo médico do serviço. Se o mesmo tiver indicação de internação, conforme recomendado pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o exame será realizado após o pedido médico.

Gostaria de registrar reclamação sobre o profissional ou procedimento realizado, deixar elogio/agradecimento ou dar sugestões, com quem devo falar?

Acione a Ouvidoria pelo telefone: (31) 3459-3385 de 08h às 17h, de 2ª à 6ª feira.

RELACIONADAS AOS PERTENCES

O que posso levar para o paciente internado ou acompanhante?

Artigos de higiene pessoal. Devem ser evitados volumes desnecessários e artigos de valor. Caso haja recomendação de algum pertence, a equipe de saúde vai informar a família.

Ao deixar o Hospital de alta junto do familiar que estava internado notei a ausência de pertences. A quem devo recorrer?

Acione a Ouvidoria para apurar a ocorrência e dar encaminhamento à solicitação. O horário de funcionamento do setor é de 08h às 17h de 2ª à 6ª feira.