A Maternidade do Risoleta foi um dos projetos contemplados do processo seletivo de consulta pública para emendas parlamentares da deputada estadual Andreia de Jesus e vai receber, em 2022, R$ 300 mil em custeio que possibilitará investir na melhoria da estrutura e dos serviços prestados na unidade.
A consulta pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) foi um processo aberto e participativo para destinar recursos de emendas individuais para projetos que garantam direitos coletivos e apoiar propostas que colaborem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Direito de gerar, parir e cuidar
Desde 2007, a Maternidade do Risoleta presta assistência multidisciplinar, com modelo centrado no parto humanizado, respeito à fisiologia do parto e às necessidades individuais de cada paciente. Destaca-se com a menor taxa de cesáreas de Belo Horizonte: 21%.
O Hospital atende pacientes do Eixo Norte de BH e municípios do entorno. Realiza anualmente cerca de 3 mil partos humanizados, 25 mil atendimentos de urgência/emergência e 4.500 internações, sendo referência para as gestantes e puérperas do distrito sanitário de Venda Nova (Belo Horizonte) e região de saúde de Vespasiano.
Além disso, conta com uma Unidade de Cuidados Progressivos Neonatal (UCP) com 16 leitos para garantir cuidados contínuos para bebês prematuros e aqueles que apresentam algum tipo de problema ao nascer.
Democratizar os recursos
Segundo o gabinete da parlamentar, a chamada pública vai distribuir cerca de R$ 8 milhões para políticas públicas que produzam garantias de direitos dos setores sociais excluídos do acesso ao orçamento do estado.
Mais de 300 propostas foram recebidas, sendo que 80 iniciativas em 50 municípios foram contempladas dentro dos eixos Direitos Humanos, Cultura e Educação e Territórios e Bem viver.
Saiba mais: https://andreiadejesus.com.br/emendas2021/