No dia 28/06, no Auditório do Hospital, foi realizada reunião para a eleição da nova Mesa Diretora do Conselho Local de Saúde do Risoleta, instância do Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS) que garante a participação das pessoas na gestão, na fiscalização, no monitoramento e controle das ações e consolidação das políticas públicas de saúde.
A eleição contou com a presença de gestores do Hospital, trabalhadores e usuários conselheiros das diversas regionais de saúde de Belo Horizonte e Região Metropolitana. A nova gestão do Conselho tem mandato até 2025 e, em reuniões mensais, discutirá as necessidades e os avanços do Hospital
>> Acesse aqui a relação completa de conselheiros.
Confira abaixo os relatos:
“Gostaria de expressar minha gratidão a todos que me apoiaram e tornaram possível a minha eleição como presidente neste novo mandato. É através desse apoio que fortalecemos a importância da participação da sociedade civil em defesa do SUS. Os conselhos hospitalares desempenham um papel fundamental na formulação da política de saúde.”
Neuma Soares – presidente (usuária)
“Agradeço pela confiança e me sinto honrada em representar os trabalhadores do Risoleta na luta por melhores condições de saúde e de trabalho e pela valorização do SUS. Acredito que a participação social é fundamental para o fortalecimento de políticas públicas de saúde e o Conselho Local também é um espaço do trabalhador.”
Juliane Alves – secretária-geral (trabalhadora)
“O Controle Social é fundamental para o fortalecimento de nossa democracia. Espero que o Conselho de Saúde do Risoleta possa estar cada vez mais fortalecido e maduro para discutir e, principalmente, contribuir, executando com responsabilidade seu papel de fiscalizador da política pública de saúde.”
Leonardo Torres – primeiro-secretário (gestão)
“Vamos desempenhar nosso trabalho com o conhecimento de cada um e unidos seremos mais fortes.”
Maria da Conceição Cardoso – segunda-secretária (usuária)