Na semana passada (11/12), o Risoleta inaugurou oficialmente as novas instalações da Central de Material e Esterilização (CME). O setor passou por uma grande reforma estrutural, com ampliação e adequação da área física e incorporação de novas tecnologias, proporcionando modernização e qualidade para os processos assistenciais.
A CME é vital para o Hospital, funciona 24 horas/dia e atende todas as áreas assistenciais, atuando no processamento de produtos para a saúde: limpeza, desinfecção, esterilização e distribuição de instrumentais médico-hospitalares e materiais respiratórios.
O evento de inauguração contou com a presença da Diretoria, da equipe da CME, coordenadores e parceiros, que aproveitaram para conhecer o espaço. Os participantes comemoraram as conquistas proporcionadas pela reforma: melhoria das condições de trabalho e organização do ambiente e dos processos, com impacto direto para a equipe e também na assistência.
A diretora administrativa e financeira, Dagmar Dutra, destacou a importância da parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para a modernização do setor, com a destinação de três autoclaves pelo Programa de Assistência Energética/Projeto Hospitais. “Esforçamos muito, por mais de 19 meses, para a conclusão dessa obra. E a parceria com a Cemig foi vital para que a modernização da CME fosse concluída. Temos muito a agradecer e destaco os avanços na qualidade da assistência que prestamos aos usuários”, afirmou.
Representando a Cemig, o engenheiro eletricista e coordenador do projeto, Fernando Queiroz Almeida, agradeceu a oportunidade de participar da entrega da obra concluída que, segundo ele, desde o início, foi motivo de muita alegria para todos. “Perdoem a emoção, mas tenho uma história de 34 anos na Cemig e projetos como esse nos enchem os olhos pela oportunidade de desenvolver as instituições e melhorar as entregas para a população. Todos ganham. Estar à frente desse projeto, mesmo com todos os desafios e percalços, foi emocionante. Sempre irei lembrar deste momento, pois prestes a encerrar minha carreira sei o quanto o Hospital, seus trabalhadores e seus pacientes foram beneficiados”, concluiu.
O Risoleta realiza cerca de 450 cirurgias por mês e todo o instrumental cirúrgico e material respiratório passa pela CME do Hospital, que também atende as demandas da UPA Centro-Sul e de instituições dos municípios vizinhos.