Cirurgia Vascular beneficia há 14 anos nossos pacientes

No momento, você está visualizando Cirurgia Vascular beneficia há 14 anos nossos pacientes

Em Minas Gerais, o Risoleta é referência em Cirurgia Vascular. O serviço, inaugurado em janeiro de 2007, é considerado o 2º maior em número de atendimentos no estado, com cerca de 5 mil pacientes atendidos por ano. O Hospital destaca-se ainda por ser o único 100% SUS de Belo Horizonte que realiza o procedimento de aplicação de laserterapia em feridas, além de 30 atendimentos por semana em um ambulatório multiprofissional em cirurgia vascular, realizando fisioterapia, tratamento de feridas, reabilitação cardiovascular, cuidados com pés para prevenção de lesões, produção de calçados adaptados e também preparo de coto de amputação para protetizações. Ainda, é o único serviço de cirurgia vascular a realizar matriciamento de casos com Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) para desospitalização responsável.

O perfil de pacientes atendidos na Instituição abrange idosos com comorbidades, pessoas com isquemia de membros, complicações decorrentes do pé diabético, pacientes em uso de vários medicamentos (polifármacos), com desnutrição, feridas em membros inferiores, aneurismas de aorta, acidentes vasculares encefálicos e traumas vasculares, entre outros.

A equipe trabalha de forma interdisciplinar, sendo composta por cirurgiões vasculares, cirurgião plástico, enfermeira especialista em cardiovascular, dermatologia e podiatria clínica, fisioterapeuta cardiovascular especializada, terapeuta ocupacional especialista em saúde do idoso e nutricionista especialista em nutrição clínica hospitalar. Unindo todos os saberes de cada categoria profissional considerando o paciente como ser responsável e co-autor do seu tratamento. Os resultados do trabalho desse time são excepcionais: as taxas de amputação e de mortalidade dos pacientes do Risoleta são semelhantes aos grandes centros vasculares internacionais europeus e americanos. Exemplos:

Amputação

Risoleta – 17,8%, taxa muito inferior a números nacionais (61,9% Goiânia, 65% em São Paulo, 70% em hospital no Rio de Janeiro)

Dinamarca – 20,2%

Estados Unidos – entre 15% e 20%

Mortalidade

Risoleta – 7,1%

São Paulo – 12,8%

Califórnia/EUA – 15%

Conhecimento compartilhado

Os profissionais do Risoleta realizam anualmente treinamentos para equipes de saúde da Prefeitura de BH e municípios da Região Metropolitana. Com 11 prêmios nacionais e no exterior, a equipe de Cirurgia Vascular do Hospital também é referência na qualificação de profissionais e no compartilhamento de conhecimentos científicos. Como um centro de pesquisa com reconhecimento internacional, há mais de 60 artigos publicados em revistas e quase 900 citações na literatura mundial. Alguns números:

  • 40 projetos de pesquisa realizados;
  • 13 projetos de extensão vinculados à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • 48 publicações científicas;
  • 42 resumos publicados em anais de congressos;
  • 144 trabalhos apresentados em eventos científicos;
  • 6 trabalhos de conclusão de Residência em Enfermagem e Terapia Ocupacional. 

A produção científica dessa equipe contempla ainda pesquisas sobre técnicas inovadoras para revascularizações e reabilitação cardiovascular, além do uso de células-tronco para tratamento de oclusões arteriais e feridas, bem como novas tecnologias como Terapia por Pressão Negativa adaptada para uso na internação e para o domicílio, laserterapia, oxigenoterapia hiperbárica e cuidados com os pés por meio de técnicas de podiatria clínica.

Deixe um comentário