Conhecida como Agosto Azul Vermelho, a campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) tem como objetivo conscientizar para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças vasculares – como trombose venosa profunda, doença arterial periférica, linfedema, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma da aorta abdominal, varizes e pé diabético.
No Risoleta, somos referência em Cirurgia Vascular e no cuidado a pacientes com AVC.
Existente há 17 anos no Risoleta, o Serviço de Cirurgia Vascular é destaque em Minas Gerais e apresenta indicadores comparáveis a serviços dos EUA e da Europa. Por ano são atendidos cerca de 5 mil pacientes pela equipe da Cirurgia Vascular e ocorrem cerca de mil internações, além de atendimentos no ambulatório multiprofissional.
“O AVC é a segunda maior causa de morte na população, o aneurisma da aorta abdominal mata mais do que o câncer de próstata, e as varizes dos membros inferiores são uma das doenças mais prevalentes no mundo, além de serem a maior causa de feridas nas pernas. É importante educar a população para conhecer essas doenças, focando principalmente na prevenção. Participe dessa campanha e cuide da sua saúde vascular”, pontua o Dr.Túlio Navarro, Coordenador do Serviço de Vascular do Risoleta.
A Unidade de AVC do Risoleta possui 16 anos e, além de ser referência no cuidado de pacientes acometidos pela doença, é um centro de formação de profissionais e de produção de conhecimento com destaque nacional. Atende, por ano, cerca de 700 usuários com AVC e possui 18 leitos dedicados a esses atendimentos.
Segundo o dr. Romeu Sant’Anna, Coordenador da Unidade de AVC, nosso Hospital atende muitos pacientes em situação de vulnerabilidade social, o que faz com que os atendimentos tenham particularidades em comparação com outros serviços nacionais. “Os nossos pacientes têm uma média de idade inferior à nacional, abaixo dos 65 anos. E além da idade menor, os usuários do Risoleta possuem comorbidades, chegam graves muitas vezes e com outros problemas de saúde mal controlados além do AVC”, relata.
Como se proteger das doenças vasculares
• Hidrate-se
• Não fume
• Faça atividades físicas regularmente
• Tenha uma alimentação saudável
• Controle o colesterol e a pressão arterial
Saiba mais sobre as doenças vasculares no site da SBACV-MG: https://sbacvmg.com.br/site/category/doencas-vasculares/