A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, em 21/03, o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.
A data foi instituída em homenagem às vítimas de um massacre ocorrido em 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, em que dezenas de pessoas negras foram alvejadas em um protesto pacífico.
No Brasil, o preconceito contra pessoas não-brancas, sobretudo pessoas negras, é uma pauta presente em nosso cotidiano e cada ação voltada para o fim da discriminação racial é um passo importante para uma sociedade mais justa e menos violenta.
Um dos recentes marcos dessa luta é a Lei nº 14.532/2023, que equipara a injúria racial ao crime de racismo, publicada em janeiro deste ano.
Nós, do #Risoleta, temos noção da importância dessa data e da discussão que ela fomenta. Portanto, convidamos todos a acessarem o conteúdo que preparamos no último Dia da Consciência Negra, disponível em nosso site.
Lá constam expressões racistas que não devem ser reproduzidas, informações de saúde, canais de denúncia e muito mais.
Acesse: https://www.hrtn.fundep.ufmg.br/consciencia-negra-enfrentamento-ao-racismo-e-promocao-da-saude/
A solidariedade e empatia são valores que auxiliam no combate ao preconceito. O desenvolvimento das habilidades,a empatia já começa com um bom dia,boa tarde,uma boa noite,com esses pequenos jestos podemos fazer um mundo melhor.parabens hrtn pela iniciativa.fique aqui registrado para nossos colegas de farda que quando cruzarem nós corredores e nos box’s,tenham mais empatia e deixe a vaidade de lado…até mesmo estamos lutando do mesmo lado,que e o bem dos nós pacientes 😉