Para marcar os 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, o Hospital propõe a 1ª Mostra de Boas Práticas de Segurança do Paciente no Risoleta. Além de reconhecer o trabalho das equipes, o evento fortalecerá a troca de experiências entre os profissionais que atuam nos diferentes setores da Instituição.
Convidamos a se inscrever as equipes com práticas adotadas que melhoraram a qualidade dos serviços e elevaram a segurança aos pacientes.
Como participar?
As equipes deverão produzir um vídeo, áudio ou foto, explicando a prática em questão e preencher o formulário eletrônico, disponível aqui, contando a experiência da equipe.
Atenção: o vídeo deve ser gravado com celular na horizontal e ter duração máxima de 3 minutos.
As três melhores experiências, eleitas pela Comissão de Avaliação, serão apresentadas na 1ª Mostra de Boas Práticas de Segurança do Paciente, no dia 25/04, e expostas em um varal temático e no Mural de Segurança do Paciente.
Todas as experiências validadas pela Comissão de Avaliação serão publicadas no site do Risoleta.
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas das 10h do dia 03/04/2023 até 23h59 do dia 18/04/2023, horário de Brasília.
Cronograma
Abril pela Segurança do Paciente: 10 Anos do Programa Nacional
Em 2023, comemora-se os 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente. No Brasil, o marco regulatório inicial da Segurança do Paciente se deu pela publicação da Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, pelo Ministério da Saúde, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Para fortalecer essa portaria, foi promulgada, em 25 de julho de 2013, a Resolução da Diretoria Colegiada nº 36, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem como objetivo instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde.
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Risoleta foi criado em 2014 para promover e apoiar a implementação de ações específicas sobre o tema.
Avanços do NSP no Risoleta, desde a sua criação
- Implantação dos Protocolos de Segurança do Paciente preconizados pelo Ministério da Saúde e monitoramento de indicadores.
- Elaboração do Plano de Segurança do Paciente do Risoleta e revisões, sempre que necessário.
- Capacitações sobre Segurança do Paciente.
- Criação dos Subcomitês de Segurança do Paciente.
- Estabelecimento de medidas para prevenir a ocorrência de eventos adversos.
- Implantação do sistema para as notificações de eventos adversos MVGE (MV Gestão Estratégica).
- Implantação de ações para a devida tratativa dos eventos adversos.
- Realização do Ano da Segurança do Paciente, em 2022, com ações em todos os meses.