Você sabia que a Hipertensão Arterial, popularmente chamada de “pressão alta”, é responsável por mais de 50% das doenças cardiovasculares nas Américas?
O assunto é prioritário para a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que neste ano traz como tema de sua campanha: “Meça sua pressão arterial com precisão, controle-a, viva mais!” para reforçar a importância do tema para o diagnóstico, o controle, a adoção de hábitos saudáveis e o uso correto da medicação, quando indicada, para prevenir as principais complicações da doença (como infarto, AVC e doença renal).
Doença silenciosa, mas controlável
Conversamos com a Dra Cristiane Duarte de Almeida, clínica geral, sobre o desafio de lidar com a pressão arterial e a importância de mudanças em nosso estilo de vida. Ela explica que cerca de 60% dos pacientes hipertensos não conseguem controlar a pressão por falta de adesão ao tratamento (sem hábitos de vida saudáveis ou uso adequado de medicamento).
“A hipertensão é uma doença silenciosa e muitas vezes não apresenta sintomas. O desafio é o diagnóstico, por isso é importante medir a pressão com frequência nos serviços de saúde. E após o diagnóstico, traçar um plano de tratamento individual, respeitando a realidade de cada paciente”, diz.
Existem fatores de risco que são sinais de alerta para hipertensão: idade (pessoas acima de 50 anos), etnia (é mais comum em pessoas negras) e sexo (homens acima de 50 anos). Mas também existem fatores genéticos envolvidos, assim jovens e até crianças podem ter pressão arterial elevada.
“O consumo excessivo de sal, estar muito acima do peso, abuso de álcool e o sedentarismo agravam esse quadro. Quem é hipertenso deve mudar sua rotina para ter uma vida mais saudável e com mais qualidade. Com essa mudança a pessoa terá mais bem-estar físico e emocional, e com isso, uma pressão controlada”, afirma
Confira as dicas para o controle da pressão:
- use corretamente a medicação prescrita pelo médiico;
- evite o consumo de alimentos processados;
- cuidado com o consumo de sal (o ideal são 5g/dia);
- movimente-se mais;
- não abuse de álcool;
- controle o peso corporal;
- abandone o fumo;
- evite alimentos gordurosos.
#Dica: abandone o sal na salada, substitua-o por: pimenta, alho, páprica, orégano, tomilho, manjericão, sálvia, suco de limão, açafrão, salsinha, azeite, cebola seca ou mix de temperos.