A data, instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1979, tem o objetivo de promover a reflexão sobre a problemática da fome e o desenvolvimento de ações efetivas que garantam uma melhor gestão da alimentação saudável, acessível e de qualidade a nível mundial.
Atualmente, o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking das nações que mais desperdiçam alimentos no mundo: cerca de 30% dos alimentos produzidos em nosso país são descartados, o equivalente a 46 milhões de toneladas de alimentos por ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC)/2023, quase nove milhões de brasileiros encontram-se em situação de insegurança alimentar e nutricional grave, ou seja, com fome!
Reduzir as perdas e evitar desperdícios
Neste ano, o tema da campanha mundial da FAO é “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”, destacando a alimentação como um direito humano básico e estimulando ações para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta, enfatizando os desafios alimentares globais:
- perdas e desperdícios de alimentos;
- insegurança alimentar;
- impacto das mudanças climáticas nos mais vulneráveis.
Você sabia?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe que os governos forneçam informações à população para facilitar a adoção de escolhas alimentares mais saudáveis em uma linguagem compreendida por todas as pessoas e que considere a cultura local. No Brasil, essas informações estão no Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pela Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, reunindo informações e recomendações sobre alimentação que contribuem para a promoção da saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade como um todo, hoje e no futuro.
Gostou do tema?
Acesse o e-book com receitas que usam integralmente os alimentos, produzido pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) com apoio da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital.