No Dia do Assistente Social (15/05), agradecemos e parabenizamos todos os trabalhadores do Serviço Social, compartilhando depoimentos dessa equipe tão importante para os usuários do Risoleta. Obrigado!

“Ser assistente social no Risoleta, que é um hospital 100% SUS, é desafiador e também muito gratificante. No dia a dia, lidamos com vários obstáculos, como as questões socioeconômicas, os vínculos familiares e a fragilização que tivemos com a pandemia de Covid-19. Além disso, somos profissionais que trabalham com as políticas públicas e observamos o recente desmonte delas. Mesmo com todas as dificuldades, é muito bom conseguir trazer ganhos para os usuários por meio do trabalho de equipes multidisciplinares e, juntos, construirmos possibilidades para enfrentarmos todos esses desafios.”
Marcos Filipe da Silva, assistente social nos Cuidados Paliativos

“O trabalho dos assistentes sociais no Risoleta é fundamental para a assistência integral e para a desospitalização segura e responsável dos pacientes. A prática interventiva em direção às diversas expressões da questão social, sobretudo no contexto pós-crise sanitária global constitui grande desafio. Neste sentido os assistentes sociais atuam na garantia e defesa intransigente dos direitos humanos e sociais de diversos segmentos da sociedade, objetivando além da inclusão social o enfrentamento das situações de vulnerabilidade e riscos que interferem diretamente nos fatores determinantes e condicionantes para a promoção da saúde.”
Liliane Andresa da Silva, assistente social na Clínica Cirúrgica