Travellers/ViajantesComo chegarFale conoscoTrabalhe conoscoAcesso restritoWebmail
InícioInstitucionalEquipeFuncionamentoEnsino & PesquisaImprensaIntranet








 Início seta Dicionário médico
Dicionário médico
Dermatologia PDF Imprimir

Impetigo: Doença infecciosa de pele causada por bactérias, contagiosa e que pode instalar-se sobre afecções cutâneas pré existentes, como eczemas.

Sífilis: Moléstia infecciosa de transmissão sexual causada pelo Treponema pallidum que determina lesões cutâneas, podendo atingir outros sistemas orgânicos, particularmente o sistema cardiovascular e nervoso.

Leia mais...
 
Divisão de Nutrição e Dietética PDF Imprimir

Adoçante: Substância não nutritiva utilizada em pequenas quantidades para conferir sabor doce aos alimentos. Chamado também de edulcorante, classificado ou dividido em artificial e natural.

Alimentação: Ato voluntário de ingerir alimentos.

Alimentação Equilibrada: Alimentação balanceada em nutrientes de acordo com as necessidades nutricionais de cada indivíduo. Em cada refeição, o indivíduo deve consumir no mínimo um alimento de cada grupo construtor, energético e regulador.

Alimento: Substância ingerida pela boca que mantém a vida e o crescimento, fornecendo energia, construindo e substituindo tecidos.

Alimentos Construtores: Responsáveis pela manutenção e crescimento do organismo, assim como renovação de tecidos e células. São as proteínas, fornecidas pelas carnes, ovos , leite, feijão.

Alimentos Energéticos: Responsáveis pela energia do organismo. São os carboidratos fornecidos pelo açúcar, massas, pães, farinhas, raízes e tubérculos, e os lipídios, fornecidos pelas gorduras, manteiga, margarina, óleo vegetal.

Alimentos Reguladores: Responsáveis pela regulação das atividades no organismo, garantindo o bom funcionamento através da água, das fibras, sais minerais e vitaminas, fornecidos pelas verduras e frutas.

Leia mais...
 
Gastroenterologia PDF Imprimir

Cólica: Dor abdominal de localização e intensidade variável descrita como sensação de torção ( espamo).

Diarréia: Aumento no número e na quantidade de fezes eliminadas diariamente, como consistência diminuída, que varia entre pastosas e liquefeitas.

Leia mais...
 
Ginecologia PDF Imprimir

Amenorréia: Falta de menstruação.

Anexite: Inflamação de ovários e trompas.

Bartholinite: Inflamação da glândula de Bartholin.

Cervicite: Inflamação do colo do útero.

Leia mais...
 
Pneumologia PDF Imprimir

Pneumonia: processo infeccioso do parênquima pulmonar.

Pneumonia da comunidade: pneumonia adquirida no ambiente caseiro.

Pneumonia hospitalar: pneumonia adquirida após 48 horas de internação no ambiente hospitalar.

Leia mais...
 
Psiquiatria PDF Imprimir

Ansiedade: qualidade de emoção vinculada ao medo e a expectativa (o sujeito pode ou não perceber a apreensão), associada por definição à um estado emocional negativo ou aversivo (ou seja, descrita como desagradável) e quase sempre acompanhada de sintomas físicos inespecíficos associados à excitação autonômica, tais como palpitações, sudorese, tremores, respiração ofegante, sensação de sufocação, entre outros. A ansiedade, desta forma se diferencia de outros estados de expectativa, não associados à vivência emocional aversiva como a - fissura - presente em distúrbios de controle do impulso. A ansiedade pode ser considerada normal ou patológica, a partir da relação entre seus fatores desencadeantes e a intensidade das manifestações. Diz-se que a ansiedade é tônica ou generalizada quando é mantida ao longo do tempo, fásica quando ocorre em surtos (ou ataques, como no transtorno do pânico); situacional, quando reativa a estímulos particulares (como nas fobias) ou espontânea. (M.A. BERNIK e C.B. CARNEIRO)

Leia mais...
 
Radiologia PDF Imprimir

Imagenologia ou diagnóstico por imagem: Conjunto de métodos que usa imagem como meio de diagnóstico (radiodiagnóstico, medicina nuclear ultrassonografia, tomografia computadorizada ressonância magnética etc.).

Leia mais...
 
Cardiologia Clínica e Cirúrgica PDF Imprimir

Cardiomioplastia: Procedimento cirúrgico que consiste no envolvimento do coração com músculo longo dorsal do próprio paciente com a finalidade de assistência mecânica (aumentar a força contratil do miocárdio). A estimulação do músculo é mediada através de gerador de marcapasso apropriado.

Angioplastia: Procedimento utilizado para tratamento de doenças obstrutivas arteriais, tais como, artérias coronárias, artérias renais, artérias femorais e outras artérias periféricas. Consiste na dilatação da obstrução detectada por estudo angiográfico, através de cateter balão que se insufla no local desta, remoldando a luz da artéria por rotura e dilação.

Leia mais...
 
Cirurgia de Cabeça e Pescoço PDF Imprimir

Adenoma Pleomórfico: Tumor benigno mais freqüente das glândulas salivares

Afecção: Doença

Aangiografia: Estudo radiológico para visualizar os vasos sangüíneos, por meio de contraste

Leia mais...
 
Cirurgia do Aparelho Digestivo PDF Imprimir

Amputação de reto: Operação que retira o reto e ânus.

Apendicectomia: Operação para retirada do apêndice cecal.

Colecistectomia: Operação que retira a vesícula biliar.

Colectomia: Operação que retira parcial ou total o colon.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 | Próximo > Final >>

Resultados 1 - 20 de 32